quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A segunda parte da saga quefez dos vampiros uma moda

A segunda parte da saga quefez dos vampiros uma moda

'Lua Nova', a continuação do filme 'Crepúsculo', estreia-se pelas 23.45 de hoje em várias salas do País. Já se venderam mais de 30 mil bilhetes. E o terceiro capítulo da saga também já está filmado

Os vampiros estão na moda. Não há volta a dar. No verão, graças à série True Blood (título português: Sangue Fresco), o canal de cabo norte-americano HBO voltou a dominar as audiências. E também há Diários do Vampiro (The Vampire Diaries, no original), que por cá passa na RTP1. E os livros do género são um fenómeno. Pelas 23.45 de hoje, estreia-se nas principais salas do país Lua Nova, sequela de Crepúsculo e o segundo capítulo da saga que lançou a histeria. Há sessões quase esgotadas, e já se venderam mais de 30 mil bilhetes.

Quem viu o primeiro filme sabe ao que vai. Bella é a adolescente que se apaixona por um vampiro que estuda no seu liceu, Edward. Até aqui nada de novo. A inovação reside no facto do par não poder ter relações sexuais, sob pena do rapaz (que apesar do aspecto tem mais de cem anos), perder o controlo e acabar por sugar o sangue da namorada. Foi esta história sobre um amor difícil que atraiu as atenções dos adolescentes e fez de Crepúsculo um sucesso. A julgar pelo domínio exercido sobre as bilheteiras norte-americanas no fim-de-semana da estreia, ou pelos números que se conhecem em Portugal, Lua Nova, de Chris Weitz, segue pelo mesmo caminho.

E se Bella e Edward continuam no centro da acção, agora há mais um pretendente: Jacob. O índio que no primeiro episódio contava histórias sobre lobos e vampiros à protagonista está mais crescido (e musculado, como os argumentistas passam mais de uma hora a sublinhar). A personagem de Kristen Stewart encontra-se assim no centro de um triângulo amoroso que começou a ser sugerido no primeiro episódio e continuará a ser explorado nas sequelas que vêm aí.

Para lá dos romances, há brigas entre rapazes da tribo Quileute que têm o poder de se transformar numa espécie de "lobisursos" (ou seja, lobos com tamanho de urso) quando se irritam. Há confrontos entre os simpáticos vampiros da família Cullen, que se recusam a beber sangue humano, e os membros dos Volturi, clã italiano que continua a morder pessoas. Há, claro está, lutas entre lobos e vampiros. E morrem alguns humanos.

Mas a história está longe do fim. A sequela de Lua Nova já foi filmada e está agora em pós-produção. Tem estreia agendada para o verão de 2010, e de entre os nomes que integram o elenco destacam-se Peter Murphy e Bryce Dallas Howard. Não obstante, ainda falta fazer um quarto livro, Amanhecer. A produtora dos primeiros três filmes tem os direitos da adaptação, mas não deu luz verde ao projecto. Alguém duvida que o vai fazer?

Nenhum comentário: