sábado, 28 de novembro de 2009

Diretora de 'Crepúsculo' conta detalhes das filmagens

Capa de 'Crepúsculo - livro de anotações da diretora'
Enquanto "Lua nova" não chega aos cinemas nesta sexta-feira, os fãs podem se distrair relembrando - e descobrindo - momentos e curiosidades de "Crepúsculo". Além da série de best-sellers lançados por Stephenie Meyer, chega às lojas no embalo da estreia da sequência da saga o livro de anotações de Catherine Harwicke, que dirigiu o primeiro filme da trama vampiresca.

Para os fãs, "Crepúsculo - livro de anotações da diretora" (Intrínseca) é um prato cheio. Nas 175 páginas coloridas e superilustradas, Catherine detalha todo o processo de trabalho que fez do filme um fenômeno de bilheteria, arrecadando US$ 384 milhões no mundo todo.


Como se estivesse na adolescência, Catherine faz do livro um diário de bordo em que mostra desde sua surrada edição do livro de Stephenie Meyer até os objetos que levou para as locações do filme. Para saciar - e, por que não dizer, estimular - a curiosidade dos adolescentes, Catherine revela até os bastidores da seleção dos atores que viriam a se tornar seus novos ídolos.

Confira algumas curiosidades

- "Requisitos do personagem Edward Cullen: pele pálida, aparência de 17 anos, ótimo ator, ótima química com Kristen, o cara mais bonito do mundo". Foi assim que a equipe de "Crepúsculo" chegou a Robert Pattinson.

- Na cena do primeiro beijo de Bella e Edward, Kristen Stewart usou uma camiseta de Catherine. "Não a lavei (nem usei) depois disso. Ebay?", brincou, citando o famoso site de leilões.

Catherine Hardwicke, diretora de 'Crepúsculo'

- "Mary Ann Valdes, cabeleireira, supervisionou a tintura dos fios de Kristen - para um castanho profundo, com luzes. Para dar volume, ela prendeu um aplique por baixo do cabelo de Kristen, que também usa com frequência uma faixa na cabeça, para não parecer o Primo Itt da Família Addams"

- O Edward Cullen de Robert Pattinson foi planejado para ter uma volumosa e comprida cabeleira. Segundo a diretora, o ator odiou tanto o novo visual que propôs o topetão que usa em cena.

- Sobre o chefe da família Cullen: "Peter (Facinelli) fez um ótimo teste, mas o papel foi originalmente oferecido a outro ator. Peter então comprou um livro de vampiro bem bacana e o enviou a mim, com uma carta que dizia: 'espero que possamos trabalhar juntos em outra ocasião'. Quando a agenda do outro ator não bateu com a nossa, olhei para o livro e disse: 'vamos contratar Peter'. Ele diz, brincando, que gastou US$ 29,95 para conseguir o emprego"

- Cena que imita a capa do livro, que Edward pega a maçã e devolve para Bella: "tentamos dez vezes fazer a tomada da maçã - o tempo corria. Comecei a pensar que era mesmo uma ideia idiota. Quase desisti - mas conseguimos no take 13... meu número da sorte"

- Na casa dos Cullen: "Tive a ideia de fazer uma montagem colorida com os chapéus de formatura; seria um recurso visual para mostrar que os Cullen tinham frequentado muitas escolas de ensino médio. O departamento de decoração dos cenários a confeccionou. Fizeram também a coleção de bastões de beisebol antigos".

Nenhum comentário: