sexta-feira, 27 de novembro de 2009

20 diferenças entre o livro e o filme

http://agrandesfraises.files.wordpress.com/2009/04/alice_jasper.jpg

1 – Mais tanquinhos à vista

Estamos esperando ver o tanquinho de Edward em Volterra, mas quem diria que teríamos tantos lobinhos quentes para apreciar?

Ainda bem que a matilha dos lobos é tão quente e que se transforma, assim os veremos na maior parte do filme usando apenas shorts e sem camisa alguma.

2 - Mais lutas, incluindo um maravilhoso confronto com os Volturi
Graças à depressão de Bella, o livro é famoso por seu ritmo lento. É bom o filme conter cenas de lutas com os lobos, confrontos entre vampiros, cenas de perseguição, para animar um pouco mais as coisas. Nossa cena favorita: assistir o guarda dos Volturi Felix acabar com nosso precioso Edward, é um dos pontos altos do filme.

3 – Ao invés de conversar consigo mesma, Bella manda e-mails para a Alice
Em Lua Nova, como na maior parte dos outros livros da saga, Bella narra a história falando sobre suas angústias. No filme, ela escreve e-mails para sua melhor amiga Alice, a fim de amenizar suas dores. Bella ainda narra a história, mas elas são disfarçadas pelas mensagens que ela manda para a Alice, assim o filme fica bem menos parecido com o Diários do Vampiro. (Além do mais, criar um e-mail para a Alice no filme foi um jeito bem esperto de apresentar o novo aplicativo da Apple, o Mobile Me.)

4 – Bella está menos amargurada do que é no livro
Boa parte do livro é dedicada ao sofrimento de Bella, a depressão que durou longos meses, e é legal condensar esse período para o bem da narradora da história. Os críticos já andam dizendo que ela fica muito tempo encarando o nada, sofrendo por causa do Edward. Se ao menos eles soubessem como ela sofre nos livros! Ainda bem que no roteiro de Rosenberg ela dá a volta por cima e segue em frente.

Confira mais depois do intervalo!


5 – Os meses de depressão da Bella em um piscar de olhos
Os fãs estavam se perguntando como Chris Weitz iria retratar os meses perdidos por Bella em sua depressão, que são representados por páginas em branco no livro. Os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro passam como meses vazios para a garota. A solução de Weitz e Rosenberg? Uma inteligente cena na qual Bella fica sentada, impassível, em frente à sua janela, e a câmera move-se a sua volta, enquanto as estações mudam do lado de fora da janela. Isso captura sua melancolia, e é um momento perfeitamente acentuado pela música de Lykke Li, Possibility.

6 – Edward não esconde as fotos de Bella
No livro, quando Edward decide romper o namoro e sair da cidade, ele entra no quarto da garota e esconde suas fotos, assim ela não se lembrará mais de sua existência – um completo e total abandono. (Você pode imaginar um mundo sem nenhuma foto do RPattz? Seria horrível.) No filme, o vemos no quarto de Bella, mas ele não faz nada com as fotos, o que seria algo desnecessário de qualquer forma. Além do mais, aquelas pessoas que pensam que o Edward é meio paranóico, ficariam ainda mais assustadas se o vissem mexendo nas coisas de Bella. Ao invés disso, sentimos o impacto da ausência de Edward no sofrimento de Bella.

7 – Jacob dá a Bella um apanhador de sonhos
Em uma das novas cenas, Jacob dá a Bella um apanhador de sonhos em seu aniversário, matando dois coelhos com uma cajadada só: dando um presente a ela quando o Edward sabe que não pode, e a abraçando bem na frente do vampiro. Bella coloca o apanhador em cima de seu travesseiro, mas para seu azar, ele não ajuda a afastar seus pesadelos.

8 – Bella dá uma volta de moto no One Eyed Pete’s
Na tentativa de espairecer um pouco, Bella vai a Port Angeles com Jessica, e toma um perigoso (e hilário) caminho ao aceitar andar de moto na companhia de um estranho motoqueiro, para que assim consiga ter visões de Edward. No livro, ela para na frente de um bar, mas no filme ela literalmente anda de moto com o estranho. Não seria chato se ela desistisse da ideia e voltasse para casa segura?

9 – Uma Anna Kendrick mais irônica

Além de mostrar o primeiro contato de Bella com o perigo, a cena da moto serve para outra coisa: fazer com que Anna Kendrick brilhe. Como Jessica, Kendrick rouba todas as cenas em que participa, e nessa cena ela tem ótimas e afiadas falas. Bônus: o ataque de ignorância de Kendrick ao ironizar os filmes de zumbis.

10 - Duas palavras: Soco na Cara
Ainda falando do gênero de filmes de zumbis, Lua Nova tem algo a mais sobre esses estúpidos filmes de ação do gênero. Uma das melhores cenas envolve Bella, Mike Newton,Jacob e um popular blockbuster falsamente entitulado Soco na Cara. (Tag: “Vamos fazer esse filme!”)

11 - Visões do RPattz
Enquanto nos livros as aparições de Edward são apenas auditivas, não tinha como isso acontecer no filme. Chris colocou muito do lindo Rob Pattinson nas cenas de sua ausência, como visões que vem e vão como se fossem nuances de fumaça. E realmente, com tantas aparições do Rob, nem sentimos tanto a sua falta. (O que estou falando? Sempre há lugar para mais RPattz!)

12 – Victoria está definitivamente na água
Quando Bella está se afogando, após pular do penhasco em Lua Nova, vemos que Victoria está nadando perto dela antes do Jacob a resgatar – algo que foi mantido sob os panos nos livros. Preferimos assim, isso mostra que Bella corre perigo, e deixa tudo mais real, e temos mais da Rachelle Lefevre, já que ela não tem fala alguma no filme todo.

13 - Bella dá um soco no Paul

Em um filme cheio de cenas de lutas entre lobos e vampiros, é bom ver Bella tendo alguma cena de ação também. Com raiva por pensar que eles fizeram algum tipo de lavagem cerebral com Jacob, Bella confronta a matilha, empurra o Sam Uley e dá um soco no Paul. É claro que isso parece um pouco demais para ela, mas no momento é a Bella que comanda toda a ação, ao invés que ter os outros agindo à sua volta. Ainda, isso leva à transformação do Paul e do Jacob (no meio do ar), e a grande revelação do segredo Quileute.

14 – A pintura dos Volturi e do Carlisle tendo vida
Ao invés de esperar até o final do filme para conhecer os Volturi, temos uma prévia dos vampiros quando a pintura de Carlisle toma vida no momento em que o Edward explica a Bella a história do clã italiano.

Ainda bem! Seria uma pena perder um momento de Aro & Companhia nessa breve cena.

15 – Victoria ataca Harry Clearwater
Enquanto tenta encontrar a matilha na floresta – e ainda sim escondendo suas pegadas – Harry Clearwater sobre um enfarte. Mas no filme vemos que esse enfarte ocorre por causa do ataque que ele sofre de Victoria, que está acompanhando a busca que Charlie faz pela floresta. Essa mudança é paralela com a cena em que a Bella se depara com a Victoria após pular do penhasco. Mais uma vez, temos um pouco mais de Rachelle.

16 – Há vários momentos irônicos em Lua Nova
Os créditos vão para Rosenberg por colocar mais humor no filme, algo que era realmente necessário. Os coadjuvantes como Jessica, Mike e Charlie acrescentam uma leveza às suas cenas com a sombria Bella, com pequenos detalhes sutis, como na comparação do lobisomem ser “um estilo de vida”, a viagem da Bella a bordo de um transatlântico da Virgin Atlantic, detalhes que mostram sábia dosagem de humor.

17 – Jacob e Bella quase se beijam. Duas vezes!

Lua Nova é o filme do Jacob, tanto que Rosenberg reservou para ele não um, mais dois “quase beijos”. Se você olhar bem de perto, os lábios deles REALMENTE se encostam no segundo beijo!

18 - Jacob e Edward se enfrentam na floresta – quando você menos espera
Se você leu Lua Nova, você já esperava por essa discussão entre eles. Rosenberg sabiamente manipula a cena ao acrescentar uma frase que enfurece Jacob antes da conclusão da cena. (É o mais próximo que os dois ficam em Lua Nova.)

19 – A proposta

Rosenberg guardou o melhor para o final, deixando Bella (e nós) na maior expectativa. Mais uma vez, a recriação da cena funciona melhor na versão cinematográfica, e deixa uma ponta para o próximo filme, Eclipse.

20 - A visão da Alice
Quando Aro “vê” a visão da Alice do futuro, ele deixa ela, Bella e Edward irem embora sabendo que se encontrarão em breve, Bella se tornará uma vampira. Com um tratamento especial, o filme da visão de Alice mostra Edward e Bella correndo por entre as árvores (infelizmente, vestindo roupas dignas de risadas e em câmera lenta). Mas após as risadas, pense que o que você está vendo é uma prévia de algo com a inicial A (de Amanhecer)!

Dito isso, há algumas mudanças que não foram tão felizes assim. O humor de Jacob muda drasticamente no cinema, seguido de uma ameaça ao Mike, isso parece algo fora do personagem. E mais tarde, quando ele atende ao telefone na cozinha da Bella, Jacob sabia que era o Edward falando (ao contrário do que acontece no livro, quando ele pensa que é o Carlisle), isso faz com que ele pareça ainda mais arrogante.

Nenhum comentário: