segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bilheteria de "Lua Nova" entra para melhores da história


- "Lua Nova", a sequência de "Crepúsculo", teve a terceira maior estreia de todos os tempos nas bilheterias norte-americanas neste fim de semana, levando milhões de jovens ao delírio com seu complexo triângulo amoroso envolvendo uma estudante, um vampiro e um lobisomem.

"Lua Nova" rendeu estimados 140,7 milhões de dólares em seus três primeiros dias em cartaz nos EUA e Canadá, revelou a distribuidora Summit Entertainment, superando de longe as melhores expectativas da indústria do cinema.

O recorde de estreia de um filme foi marcado no ano passado por "Batman - O Cavaleiro das Trevas": 158 milhões de dólares. O segundo colocado foi "Homem Aranha 3", em 2007, com 151 milhões. "Lua Nova" tomou o lugar de "Piratas do Caribe 2: O Baú da Morte" (136 milhões de dólares), na terceira posição.

O novo romance vampiresco está a caminho de superar a bilheteria total de 193 milhões de dólares do filme que o precedeu, "Crepúsculo", lançado há exatamente um ano.

De acordo com a Summit Entertainment, "Lua Nova" também marcou um recorde para estreia numa sexta, com vendas de 72,7 milhões de dólares, superando os 67,2 milhões de "Cavaleiro das Trevas."

Esse valor foi reforçado com as sessões de meia noite, que renderam um recorde de 26,3 milhões de dólares. O recorde anterior tinha sido marcado este ano por "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" - 22,2 milhões.

"Lua Nova" também arrecadou 118,1 milhões de dólares em 25 mercados estrangeiros, segundo o estúdio.

O filme traz de volta o romance perigoso entre a estudante Bella Swan (Kristen Stewart) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson).

Depois de se apaixonarem em "Crepúsculo", Bella e Edward se separam em "Lua Nova". Bella se aproxima de Jacob Black (Taylor Lautner), indígena norte-americano que é também lobisomem. Jacob protege Bella, mas ela ainda sonha com o gentil vampiro Edward. O filme custou 50 milhões de dólares e foi dirigido por Chris Weitz.

As resenhas foram quase todas negativas, mas a franquia é vista como à prova de críticas. E seus astros viraram símbolos sexuais cujos romances na vida real (Stewart com Pattinson e Lautner com a cantora country Taylor Swift) dão assunto para as colunas de fofoca. Fãs fizeram filas diante de cinemas durante dias antes da estreia.

A franquia "Crepúsculo" é baseada em uma série de quatro romances de Stephenie Meyer que, segundo a editora dos livros, já venderam 85 milhões de cópias em todo o mundo. Um terceiro filme da franquia, "Eclipse", deve chegar aos cinemas em junho.

Outra estreia do fim de semana foi o drama familiar "The Blind Side", com Sandra Bullock, segundo colocado nas bilheterias com 34,5 milhões de dólares vendidos - a melhor estreia da carreira da atriz.

O desenho animado "Planeta 51" estreou na quarta posição, com vendas modestas de 12,6 milhões de dólares, tendo atraído quase exclusivamente crianças pequenas e seus pais.

O filme-catástrofe "2012", líder de bilheteria do fim de semana passado, caiu para o terceiro lugar (26,5 milhões de dólares) mas liderou as bilheterias no resto do mundo pelo segundo fim de semana, arrecadando 100,5 milhões.

"Os Fantasmas de Scrooge" caiu três posições, para número 5, com vendas de 12,2 milhões de dólares no fim de semana.

Nenhum comentário: