quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Seja radical" é o conselho de Kristen Stewart para adolescentes

Divulgação
Em Lua Nova, a sequência do filme Crepúsculo, a adolescente Bella Swan é abandonada por seu namorado vampiro, mergulha numa depressão para depois embarcar em um avião rumo à Itália atrás dele. Isso pode soar um pouco radical, mas a atriz Kristen Stewart acha que Bella dá um bom exemplo às meninas. Lua Nova estreia nos cinemas na sexta-feira e, a julgar pelo interesse antecipado que vem suscitando, as bilheterias do primeiro fim de semana em cartaz deve ser tão radical quanto a trama.
O filme já teve o maior número de ingressos comprados antecipados em toda a história da loja online Fandango.com. Na tarde de terça-feira, a MovieTickets.com já anunciava 2.200 sessões do filme com lotação esgotada antecipadamente.
Numa première do filme em Los Angeles, milhares de fãs delirantes gritavam e balançavam cartazes diante de seus atores favoritos. O site de relacionamento MySpace transmitiu o evento ao vivo e atraiu quase 3 milhões de espectadores.
Crepúsculo rendeu 384 milhões de dólares nas bilheterias mundiais com a história de amor entre a estudante Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattison). Em Lua Nova, porém, Edward parte o coração dela e embarca para a Itália.
Bella passa meses em depressão, sentada diante da janela durante o dia e gritando na cama à noite. Entre uma coisa e outra, ela se consola com seu amigo Jacob Black, que é lobisomem. Mas quando um visitante diz a ela que Edward está correndo perigo, Bella embarca em um avião para a Itália para salvá-lo.
Indagada se as ações de Bella dão um mau exemplo para as meninas de 13 anos que formarão grande parte do público do filme, Kristen respondeu que acha que a mensagem do filme é positiva.
"Seja radical", disse a atriz. "Vá atrás do que quer. Acho que a mensagem é essa. Sei que este filme fala de mortalidade e imortalidade, mas a gente só vive uma vez".
A série Crepúsculo, da qual Lua Nova é o segundo filme, é baseada nos livros de Stephenie Meyer, que, segundo a editora, já venderam 85 milhões de exemplares em todo o mundo. Muitos fãs dos quatro livros da série são meninas adolescentes ou pré-adolescentes. Bella, a narradora dos livros, é a personagem com quem elas mais se identificam.
"Ela tem muitas qualidades tipicamente femininas", disse Kristen. "Como personagem literária, acho maravilhoso que tantas meninas possam espelhar-se nela, porque ela é volúvel e não tem vergonha disso".
Enquanto Kristen Stewart tem sua opinião própria sobre a mensagem do filme, o diretor de Lua Nova, Chris Weitz, que também dirigiu a fantasia de 2007, A Bússola de Ouro e a série cômica teen American Pie, discorda.
"Vou usar a seguinte palavra: sexualidade. É OK empregar essa palavra, porque realmente a mensagem desses filmes é que a sexualidade é uma coisa muito importante. E na verdade os filmes são bastante tradicionais nos valores que transmitem", disse o diretor.
"Quando Edward pensa se deve ou não transformar Bella em vampira, ele está levando essa questão muito a sério, do mesmo modo como a sexualidade deve ser levada a sério e como se deve pedir aos adolescentes que a levem a sério", acrescentou.

Nenhum comentário: