domingo, 22 de novembro de 2009

"Lua Nova"é a febre do momento

Apaixonadas pela aventura amorosa entre a adolescente Isabella Swan e o vampiro galã Edward Cullen, sorocabanas aguardavam ansiosas pela estreia de “Lua Nova”, que aconteceu mundialmente na última sexta-feira. O filme é o segundo da série “Crepúsculo”, baseado nos best-sellers (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) escritos pela autora americana Stephenie Meyer. Seus livros venderam 77 milhões de exemplares pelo mundo e foram traduzidos em 37 idiomas. O Brasil corresponde por 2 milhões de exemplares vendidos. Direcionada, primeiramente, ao público pré-adolescente, a saga ganhou adeptos de todas as idades, mas principalmente as mulheres.

A história que arrebatou milhares de fãs pelo mundo se passa na pequena e melancólica cidade de Forks no interior de Washington e mostra uma versão ultramoderna de vampiros. Eles são lindos, jovens, frequentam a escola e se apaixonam. E é aí que está o segredo de tanto sucesso entre as adolescentes. O mesmo romance que embala as histórias de Romeu e Julieta está presente na saga “Crepúsculo”. Só que agora o príncipe chega em um Volvo prata e não num simples cavalo branco. Edward Cullen é o típico príncipe encantado e esse é o tempero da série: o amor incondicional e proibido entre ele e Bella e o triângulo amoroso que se forma após o segundo livro, “Lua Nova”.

As amigas, Priscila Rodrigues, 15, Sarah Fraga,18 e Daniela Dias, 17 são provas de que a série provocou grandes sensações. “Nunca me interessei por séries, essa foi a primeira que despertou a minha atenção. No começo achei que fosse uma história comum em que um vampiro se apaixona por uma mortal, mas quando me aprofundei percebi que não era só isso e acabei lendo os quatro livros”, explica a estudante Priscila que conheceu a saga há 6 meses através da internet. Sara e Daniela foram apresentadas à saga através de uma amiga. “Foi amor à primeira vista”, definem o sentimento com relação ao filme “Crepúsculo”.

“Depois disso não parou mais!” Além da aquisição dos livros e de revistas sobre o tema, as amigas vivem na internet atrás de notícias e curiosidades que envolvem desde a escritora da saga, os bastidores dos filmes, até a vida dos atores, principalmente do galã Robert Pattinson. “Ele é lindo”, afirmam em coro. “No livro você já cria a ideia do cara perfeito, mas com certeza o ator ajudou muito”, diz a estudante de administração Sara. “Eu deslumbro você?”, diz ela, fazendo menção à frase de Edward para Bella no livro “Crepúsculo”.

A estudante de pedagogia Geice Aparecida Bosco, 27 anos, lembra que só tinha sido fã desse jeito na adolescência, e mesmo assim nunca por um filme, e nem por atores. “Eu sempre gostei muito de histórias que envolviam vampiros, assisti diversos filmes, li livros, mas uma história como essa eu nunca tinha visto antes”, comenta. Geice conhece a história há pelo menos 1 ano. “Estava navegando na internet e me interessei pelo trailer de Crepúsculo. Quando o filme estreou fui ao cinema. A partir daí comprei os livros e ansiosa para saber o fim da história, li os quatro em apenas 2 meses. O último livro, Amanhecer (detalhe: são 567 páginas), li em apenas 3 dias”, lembra ela. Geice foi uma das que reservou seu lugar na pré-estreia do filme, porém, preferiu ir sozinha: “Não quero ninguém me atrapalhando, não posso perder um detalhe sequer”.

O desejo das fãs era que Stephanie Meyer não encerrasse a saga no livro “Amanhecer”. “Ela é muito criativa, conseguiu escrever uma história envolvente e fascinante, não podia parar por aqui...”, ressalta Daniela. Para quem ainda não assistiu ao filme “Lua Nova” (veja trailer do filme em www.cruzeirodosul.inf.br ), a trama traz diversas cenas de ação com lobisomens e está muito mais apimentada do que em “Crepúsculo”. Talvez, a ideia seja arrebatar fãs entre o público masculino que ficou meio de lado após o intenso romance que marcou o primeiro filme. A estreia de “Eclipse”, baseado no terceiro livro da série já esta marcada para julho de 2010.

Pré-estreia: shopping lotado à meia-noite

Centenas de fãs sorocabanos formavam duas filas imensas, na última quinta-feira, 3 horas antes da pré-estreia de “Lua Nova”. Os ingressos para o filme que começaria 0h01 de sexta-feira, foram vendidos desde o mês de outubro, e no começo de novembro já estavam esgotados. Duas salas de cinema do Esplanada Shopping, com capacidade para 720 pessoas, ficaram lotadas. Alguns dos fãs chegaram no local às 18h, e muitos deles demonstravam ansiedade e euforia. Alguns vestiam camisetas com os dizeres: “I love twilight” ( Eu amo Crepúsculo), outros ainda liam o livro enquanto esperavam na fila. As amigas Laís de Oliveira Lima, Lívia de Oliveira Lima, Stephanie Priscila Carvalho e Leiliany Aparecida Carvalho compraram o ingresso no final de outubro e nervosas aguardavam a abertura das salas. “Somos loucas pela saga, estamos superansiosas”, afirmou Lais.

Números da saga

* 400 milhões de dólares em bilheteria

* 31 milhões de espectadores no mundo

* 8 milhões de dvds vendidos

* 77 milhões de livros vendidos

Nenhum comentário: